Ensino Fundamental

O ingresso no Ensino Fundamental marca uma importante etapa no desenvolvimento do aluno e na sua relação com o mundo que o cerca.

O domínio da linguagem escrita e a aquisição de novas competências cognitivas e corporais vão aos poucos constituindo um novo sujeito que procura, constantemente, novos referenciais de vida para firmar-se como indivíduo, com suas crenças e ideais.

O Ensino Fundamental destina-se à formação da criança e do pré-adolescente, respeitando as fases de desenvolvimento dos alunos e compreendendo inclusive a exploração de conhecimentos prévios na iniciação de cada trabalho.

O professor é o mediador entre o aluno e o objeto de estudo. Essa relação favorece movimentos de pesquisa e planejamento em conjunto. Todo o estudo é orientado pelo professor, porém o aluno é o grande protagonista da aprendizagem.

Temos a tarefa de propiciar aos alunos do Ensino Fundamental uma experiência que os insira, de forma gradual, na complexidade das relações sociais, da cultura e do trabalho, como verdadeiros cidadãos. Isso significa trabalharmos para que sejam autônomos, críticos e participativos, capazes de atuar em sociedade com competência, dignidade e responsabilidade.